O Brasil de Lula da Silva: entre o Regional e o Global. O caso da UNASUL

Autores

  • Carolina Silva Pedroso PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)

Palavras-chave:

Política externa brasileira. autonomia. UNASUL.

Resumo

A política externa brasileira durante os anos Lula da Silva ficou caracterizada pela diversificação de parcerias e instâncias, para efetivar uma inserção cada vez mais protagônica. O surgimento de novas iniciativas de integração na América do Sul neste período, bem como o fortalecimento de estruturas já existentes, tem sido atribuídos à maior vontade política do Brasil em levar adiante um projeto regional para seu entorno geográfico. Por outro lado, é preciso considerar a autonomia como aspecto fundamental de nossa diplomacia, uma vez que ela remete à ideia de que o país não deseja estar limitado em sua ação externa por nenhum arranjo que possa lhe causar constrangimentos. Assim, este trabalho procura entender se a busca por autonomia (traço da nossa diplomacia) e o retorno ao modelo desenvolvimentista (característica relevante do governo Lula) - elementos que nem sempre são positivos para a integração regional - influenciaram na criação da União Sul-Americana de Nações (UNASUL) e refletir sobre a dualidade brasileira em conferir ênfase à América do Sul, ao mesmo tempo em que almeja ser um ator global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Silva Pedroso, PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), bolsista da CAPES  e pesquisadora-vinculada ao IEEI-UNESP (Instituto de Estudos Econômicos Internacionais).

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Pedroso, C. S. (2013). O Brasil de Lula da Silva: entre o Regional e o Global. O caso da UNASUL. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 319–344. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2388

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea