Brasil e mediação de conflitos internacionais: um debate teórico para a construção do poder do Estado no século XXI

Autores

  • Danielle Jacon Ayres Pinto Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

soft power. smart power. Mediação. Brasil. Poder. Estado.

Resumo

Na tentativa de pensar uma nova dinâmica para a construção do poder do Estado, este artigo visa ampliar a compreensão das fontes de poder que o ator estatal pode utilizar para se fortalecer, demonstrando que a conseqüência desta ampliação será uma interação diferenciada deste agente no sistema internacional. Tais fontes de poder irão agrupar ações do Estado, criando dessa maneira um rol de comportamentos que poderão ser associados a um tipo de poder, que por sua vez poderão ser associados a uma classificação de soft power ou hard power, que juntas levarão o nome de smart power. A mediação de conflitos internacionais, focada na transformação do conflito, será uma dessas ferramentas. Reconhecida como uma ação política de soft power, sua aplicação pode ser capaz de construir uma nova dinâmica de relacionamento entre os Estados, seja para os que estejam em conflito, ou para o Estado mediador junto da comunidade internacional. Para as ambições políticas de liderança regional e influência internacional do Brasil, construir seu poder de forma diferenciada pode ser a única maneira de se fortalecer junto das grandes potências, ao mesmo tempo em que promove uma nova forma de interação na ordem internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Jacon Ayres Pinto, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Ciência Política - UNICAMP/IFCH, área de Relações Internacionais.

Coordenadora e Professora do curso de Relações Internacionais do IESB-PREVE/Bauru

 

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra.  Coordenadora e Professora da graduação em Relações Internacionais do IESB-PREVE – Bauru/SP.

Downloads

Publicado

2013-03-25

Como Citar

Pinto, D. J. A. (2013). Brasil e mediação de conflitos internacionais: um debate teórico para a construção do poder do Estado no século XXI. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(2), 284–303. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/1552