2008 e a crise do status quo: uma análise Polanyiana do consenso da Globalização

Autores

  • Marilia Romão Capinzaiki UFRGS

Palavras-chave:

Consenso de Washington. Duplo Movimento. Crise Financeira.

Resumo

O presente trabalho busca explorar a noção de duplo movimento, formulada pelo economista Karl Polanyi em 1944, e investigar suas possibilidades de aplicação ao atual consenso da globalização, principalmente em face das contra-tendências que emergiram após a crise financeira de 2008. O foco será a evolução deste consenso intelectual e paradigma político enquanto base das políticas econômicas consideradas legítimas desde os anos 1980, e a possibilidade de que as contra-tendências mencionadas acima possam se constituir em contra-movimentos ao modo polanyiano. A hipótese principal é que o consenso vem se enfraquecendo, embora ainda continue dominante devido à sua resistência a refutações e à falta de um novo conjunto de princípios que possa substituí-lo. Para isso, faz-se um resgate da teoria de Polanyi e suas diferentes interpretações, seguido por uma análise do panorama da governança econômica global no pós-2008 à luz da teoria explorada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Romão Capinzaiki, UFRGS

Doutoranda em Estudos Estratégicos pela UFRGS Pesquisadora do NEBRICS (Núcleo de Estudos do BRICS) Mestre em Relações Internacionais pela UFSC.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

Capinzaiki, M. R. (2015). 2008 e a crise do status quo: uma análise Polanyiana do consenso da Globalização. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(8), 155–174. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/4170

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea