De Stonewall à Assembleia Geral da ONU: reconhecendo os direitos LGBT

Autores

  • Angela Pires Terto Universidade de Brasilia
  • Pedro Henrique Nascimento Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

LGBT. Direitos Humanos. gênero. Relações Internacionais.

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho descreve o processo de reconhecimento dos direitos LGBT no âmbito dos mecanismos e procedimentos regionais e internacional de proteção dos direitos humanos. As tentativas de tornar visíveis os processos identitários e comprometer os Estados na garantia dos direitos LGBT são apresentadas a partir das diversas interações nos âmbitos domésticos, regionais e globais. O contexto brasileiro é apresentado como exemplo de tais interações e mútua influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Pires Terto, Universidade de Brasilia

Doutoranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasilia. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília, especialização em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile e Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Humanitário pela Universidade de Essex, Reino Unido (Bolsista Chevening). Há mais de dez anos atua no campo dos Direitos Humanos junto aos movimentos sociais, Governo Federal e Organismos Internacionais.

Pedro Henrique Nascimento Souza, Universidade de Brasília

Graduado e Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-01-06

Como Citar

Terto, A. P., & Souza, P. H. N. (2015). De Stonewall à Assembleia Geral da ONU: reconhecendo os direitos LGBT. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 120–148. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3452

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Direitos Humanos e Relações Internacionais