O uso de “drones” pelos Estados Unidos nas operações “Targeted Killing” no Paquistão e o desrespeito ao direito humanitário internacional: rumo aos estados de violência?

Autores

  • Alcides Eduardo dos Reis Peron Unicamp
  • Patricia Capelini Borelli Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Drones. Direitos Humanos. Estados de Violência.

Resumo

Com o aprimoramento das tecnologias da informação e da comunicação, tornou-se possível o desenvolvimento de sistemas de armas que permitem a manutenção da vigilância do território inimigo, bem como a atualização da violência de forma precisa, a partir de zonas de paz. Esse é o caso dos Veículos Aéreos Não Tripulados, ou drones, sistemas de vigilância com plataforma de ataque acoplada, e que vem sendo continuadamente empregado nas operações militares dos Estados Unidos. Apesar do seu constante emprego nos últimos dez anos, há muita controvérsia sobre a eficácia e legalidade dessas operações de assassinato extrajudiciais (Targeted Killing) para o combate ao terrorismo, dado o elevado número de civis mortos nos ataques. Nesse sentido, com base em uma leitura do Direito Humanitário internacional, esse trabalho pretende verificar a legalidade dessas operações, tanto no que concerne os argumentos para a sua recorrência, quanto a forma como elas tem sido conduzidas. A partir de então, observaremos o modo como essas práticas não podem ser compreendidas enquanto guerras comuns, nos aproximando da noção de Estados de Violência, de Frédéric Gros, para o seu entendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Eduardo dos Reis Peron, Unicamp

Graduado em Relações Internacionais e Economia pela Facamp, foi professor do curso de Relações Internacionais dessa mesma instituição, e coordenador do OFTA (Observatório de Fenomenos Transnacionais das Américas). Possui Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, e atualmente é doutorando pela mesma instituição, e membro do GAPI (Grupo de Análise de Políticas de Inovação).

Patricia Capelini Borelli, Universidade Federal Fluminense

É graduada em Relações Internacionais e Economia pela Facamp. Foi Pesquisadora do OFTA (Observatório de fenômenos Transnaconais das Américas). Atualmente é mestranda em Estudos Estratégicos da Segurança e da Defesa.

Downloads

Publicado

2015-04-05

Como Citar

Peron, A. E. dos R., & Borelli, P. C. (2015). O uso de “drones” pelos Estados Unidos nas operações “Targeted Killing” no Paquistão e o desrespeito ao direito humanitário internacional: rumo aos estados de violência?. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 276–312. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3418

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea