O ensino em matéria de Direitos Humanos nas Relações Internacionais no Brasil

Autores

  • Isabela Gerbelli Garbin Ramanzini Universidade Federal de Uberlândia
  • Marrielle Maia Alves Ferreira Universidade Federal de Uberlãndia

Palavras-chave:

Relações Internacionais. Ensino. Direitos Humanos.

Resumo

Embora comprometido com quase todos os tratados internacionais de direitos humanos, o Brasil apresenta índices alarmantes de violações destes direitos. Um dos elementos a se pensar, nesta questão, envolve a inclusão da educação em direitos humanos no ensino superior. Os poucos estudos que respaldam o aprendizado formal dos direitos humanos no nível superior geralmente se dividem entre análises legalistas e estudos politicamente orientados. Argumenta-se que nenhuma dessas vertentes adéqua-se satisfatoriamente às Relações Internacionais. O objetivo deste artigo consiste em apresentar um plano de ensino e pesquisa em matéria de direitos humanos aos cursos de graduação em Relações Internacionais do Brasil, contemplando conteúdos programáticos, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, integração entre os níveis de ensino (ensino médio, superior e pós-graduação) e atividades de pesquisa. Esta proposta será ilustrada a partir da experiência desenvolvida no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, após a criação do grupo de estudos e pesquisa “Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. Ao final, espera-se contribuir com a reflexão sobre a importância e adequação da educação em direitos humanos aos currículos de Relações Internacionais no país, bem como aprimorar o projeto de ensino e pesquisa em andamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Gerbelli Garbin Ramanzini, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Direito (2008) e em Relações Internacionais (2007). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento (2010). Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e de Direito, com ênfase em Política Internacional e Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Marrielle Maia Alves Ferreira, Universidade Federal de Uberlãndia

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora adjunta DEII da Universidade Federal de Uberlândia, coordenadora do Grupo de Estudos sobre os Estados Unidos do IEUFU vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU), membro do Grupo de Estudos Uberlândia no Contexto Internacional do NEPRI/UFU; membro do Grupo de Estudos sobre Política e Direito da UNICAMP, membro do Laboratório de Estudos de Conflitos e Paz da UFS e avaliadora do Sinaes/Inep/Ministério da Educação. Tem experiência na área de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de relações internacionais, organizações internacionais, direitos humanos, política externa dos Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2015-01-06

Como Citar

Ramanzini, I. G. G., & Ferreira, M. M. A. (2015). O ensino em matéria de Direitos Humanos nas Relações Internacionais no Brasil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 39–65. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3311

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Direitos Humanos e Relações Internacionais