Cultura e Diplomacia Cultural no século XXI: proposta de revisão do pensamento brasileiro de Relações Internacionais

Autores

  • Giulia Ribeiro Barão UFRGS e PUCRS

Palavras-chave:

Dimensão cultural das Relações Internacionais. Diplomacia cultural. Pensamento brasileiro de Relações Internacionais.

Resumo

Construiu-se ao longo do século XX a compreensão partilhada por acadêmicos, diplomatas e governantes, de que a política externa brasileira (PEB) é e deve servir como instrumento de promoção do desenvolvimento nacional. Com base nesse pressuposto, constitui-se uma ampla bibliografia nacional com perspectivas holísticas, que buscam na combinação de determinantes domésticos e internacionais as explicações para os modelos de desenvolvimento nacional e as estratégias de inserção externa escolhidas pelos governos ao logo da história da PEB. Nesse acumulado histórico do pensamento brasileiro, contudo, a dimensão cultural das Relações Internacionais é a grande ausente. Esse artigo aponta de que maneira as transformações no cenário contemporâneo, ligadas à emergência da cultura como dinamizadora das Relações Internacionais e sociais, em menor nível, fazem da exclusão da dimensão cultural das análises um problema de cunho analítico e potencialmente estratégico para a inserção externa do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Ribeiro Barão, UFRGS e PUCRS

Bacharel em Relações Internacionais pela UFRGS, Graduanda em Letras na mesma instituição e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Escrita Criativa.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Barão, G. R. (2014). Cultura e Diplomacia Cultural no século XXI: proposta de revisão do pensamento brasileiro de Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(5), 74–102. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3213

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas