Na véspera do tempo: repensando as Relações Internacionais

Autores

  • Tchella Fernandes Maso UNILA
  • Lara Martim Rodrigues Sélis UFU

Palavras-chave:

Teoria das Relações Internacionais. América Latina. Pós-colonialismo. Modernidade.

Resumo

Com base na perspectiva pós-colonial, que visa responder aos silêncios da modernidade, o artigo situa as Relações Internacionais enquanto ciência, sua proximidade aos interesses anglo-saxões e a consequente construção de objetos de estudo centrados nos temas de guerra e paz. A partir de tal panorama, defende a América Latina como um espaço privilegiado de enunciação, de construção de novas problemáticas e respostas capazes de desenvolver um saber agregador. A voz do subalterno e a importância de trazê-lo para o campo de estudos do internacional é o fio condutor do artigo, demarcando a importância de repensar as Relações Internacionais e seu processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tchella Fernandes Maso, UNILA

Graduada em Relações Internacionais pela UNESP-Franca. Mestre em Relações Internacionais pela UnB. Professora do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA.

Lara Martim Rodrigues Sélis, UFU

Graduada em Relações Internacionais pela UNESP-Franca. Mestre em Relações Internacionais pela UnB. Professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Como Citar

Maso, T. F., & Sélis, L. M. R. (2012). Na véspera do tempo: repensando as Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 133–155. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2076

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Relações Internacionais: Ensinos e Agendas