Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das Relações Internacionais e seus campos afins a partir da publicação de artigos inéditos submetidos por pós-graduandos ou pós-graduados.

O público alvo da Monções são pesquisadores, acadêmicos e público interessado nas áreas de Política Externas, Política Internacional, Integração Regional, Economia Internacional, Teoria das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Organizações Internacionais, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Direito Internacional e Dinâmicas da Fronteira, entre outras.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Artigos inéditos em português, espanhol, francês ou inglês entre 15 a 30 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé, os quais devem obrigatoriamente possuir resumo em português, espanhol, francês ou inglês, com no máximo 200 palavras, e três palavras-chave. O título deverá obrigatoriamente ser traduzido para o inglês, espanhol ou francês pelo autor.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas Bibliográficas

Resenhas bibliográficas com até 4 páginas, incluindo eventuais referências bibliográficas e notas de rodapé, e sobre obras recentemente publicadas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Palestras ou Conferências

Transcrição de palestras e conferências, com até 12.000 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas

Artigos destinados ao dossiê especial sobre Relações Internacionais Contemporâneas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - Direitos Humanos e Relações Internacionais

Artigos destinados ao dossiê especial sobre Direitos Humanos e Relações Internacionais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - Refugiados e as fronteiras brasileiras

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - Feminismos, Gênero e Relações Internacionais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - Democracia Global e Instituições Internacionais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê - 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Editores
  • Equipe Monções
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação dos trabalhos enviados será avaliada pelo Conselho Editorial no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista, e por pareceristas ad hoc em relação ao conteúdo e qualidade das contribuições.

As contribuições enviadas serão submetidas à arbitragem científica, aplicando o sistema de "duplo cego", visando a imparcialidade na avaliação dos textos enviados.

A Revista Monções recebe regularmente grande número de propostas e infelizmente ainda não dispõe de uma equipe suficiente para oferecer pareceres individuais a todos os artigos recebidos na etapa de desk review. Embora reconheçamos que esse é o ideal a ser perseguido e da maioria dos artigos ser destinada a pareceristas, uma primeira análise dos artigos é feita por nossa equipe editorial, especialmente em relação ao escopo da revista. Nesse sentido, nos reservamos o direito de enviar um texto padrão aos manuscritos rejeitados pelo comitê editorial nessa primeira fase de apreciação, tal como segue:

"A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD é publicada semestralmente e submete os artigos recebidos à análise do seu corpo editorial antes de enviá-los para pelo menos dois pareceristas anônimos, tal como estipulado pelo processo de avaliação cega por pares. Os textos devem se adequar à linha editorial da nossa revista, apresentando reflexões e pesquisas pertinentes às Relações Internacionais e áreas afins. Além disso, os manuscritos devem apresentar seus argumentos analíticos, considerações teóricas, eventuais hipóteses e contribuições dentro de uma estrutura contextual clara e coerente, de acordo com as normas usuais de elaboração de textos científicos.

A despeito dos méritos da sua proposta, a equipe editorial avaliou que ela não cumpre todas essas exigências. Como resultado, decidimos rejeitá-la por considerar que se trata de manuscrito que não possui os requisitos mínimos para publicação. Agradecemos pelo envio do texto e esperamos contar com sua colaboração no futuro."

  

 

Periodicidade

Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD é de periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público proporciona maior democratização global do conhecimento.

 

Monções é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, de periodicidade semestral, publica, mediante a aprovação de pareceres de especialistas, artigos, resenhas e entrevistas nas áreas de Política Externa, Política Internacional, Integração Regional, Economia Internacional, História das Relações Internacionais, Organizações Internacionais, Segurança Internacional, Direitos Humanos, entre outras temáticas afeitas ao campo das Relações Internacionais.


Nascida em 2012, a Monções, qualis B2 na área de Ciência Política e Relações Internacionais e A2 na área Interdisciplinar, está indexada ao Latindex, à Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico, ao Academia e ao Google Acadêmico

 

Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD

Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD

Monções são ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. O fenômeno acontece em aproximadamente em 25% da área tropical do planeta, mas seus efeitos são mais visíveis no sul e sudeste asiáticos, especialmente em países como Índia, Paquistão e Bangladesh.

Por lá, os ventos trazem chuvas torrenciais de junho a agosto, período do verão indiano, mas deixam a região à míngua no inverno, entre dezembro e fevereiro. Na Índia, a importância das monções é tão grande que o clima governa muitos hábitos do país, favorecendo a navegação.

Na história do Mato Grosso (século XVIII), a palavra Monções foi utilizada para caracterizar as expedições que ligavam o Porto de Araritaguaba (atual Porto Feliz – SP) a Cuiabá – MT. Partindo do Rio Tietê (São Paulo) em busca de ouro e pedras preciosas, as expedições prosseguiam pelos rios Grande (Rio Paraná), Pardo e Sanguessuga. O Varadouro de Camapuã era um dos raros momentos em que as águas eram trocadas por terras. As monções seguiam pelos rios Coxim, Taquari, Paraguai, Porrudos (São Lourenço) e, finalmente, após cerca de cinco meses de viagem, chegavam a Cuiabá navegando por rio do mesmo nome, destino final de muitos dos viajantes. Apesar das outras rotas não serem totalmente abandonadas, a partir do segundo quartel do século XVIII a rota desenvolvida com a inserção do Varadouro de Camapuã foi a principal até o ocaso das monções por volta da terceira década do século XIX.

De forma figurada, Monções significa oportunidade, ensejo, ocasião favorável.

 

Indexação

LATINDEX - Periódico cadastrado no Diretório do Sistema Latindex (http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=21960)

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - Periódico cadastrado no Diretório do Sistema REDIB (https://www.redib.org/recursos/Record/oai_revista3601-moncões-revista-relacões-internacionais-ufgd)

Academia - Periódico cadastrado no Diretório do Sistema Academia (https://ufgdgrupoeducacaoeprocessocivilizador.academia.edu/RevistaMonçõesRelaçõesInternacionaisUFGD)

Google Acadêmico - Periódico cadastrado no Diretório do Sistema Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/citations?user=VrGkZRAAAAAJ&hl=pt-BR

 

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

  

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

 

Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos. 

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)