Professor em formação investigando a avaliação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9429

Palavras-chave:

Estratégias avaliativas. Escola básica. Formação docente.

Resumo

O tema da avaliação escolar é recorrente e tem sido abordada em encontros de formação de professores e pesquisadores da área, entre outros espaços educacionais, visto a necessidade de conhecermos as concepções, diferentes estratégias de ensino, os limites e as possibilidades nas formas de avaliar. O que nos levou a investigar as concepções e formas de avaliação por meio de uma entrevista semiestruturada a quatro professoras de escola pública da Educação Básica, para um entendimento no processo de ensino que nem sempre tem essa finalidade, talvez, por desconhecimento. Constatamos que a concepção de avaliação classificatória apresenta resquícios advindos da formação dos professores, no entanto, a mediação colaborativa elucida a importância no uso de diferentes estratégias avaliativas, a exemplo de incentivar mais as escritas pelos alunos, desmistificando a supremacia dos exames finais. Na avaliação não há homogeneidade de ideias sobre as concepções e práticas, estas vão se definindo de forma heterogênea, pois é no processo que ocorrem as implicações e os entendimentos no princípio de que se avalia para ensinar e aprender melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Professora Adjunta do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora do PIBID, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UFFS.

Elizandra Ninaus, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS Tutor do PETCiências - FNDE-MEC/UFFS Pesquisador Líder do GEPECIEM Editor da Revista Insignare Scientia

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BACCON, Ana Lúcia Pereira; ARRUDA, Sergio de Mello. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 507-524, 2010.

ESTEBAN, Maria Tereza. Pedagogia de Projetos: entrelaçando o ensinar, o aprender e o avaliar à democratização do cotidiano escolar. In: SILVA, J. P. da; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas. Porto Alegre: Mediação. 8ª edição, p.83-89, 2010.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das Aprendizagens: uma agenda, muitos desafios. Portugal: texto editora, 2004.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Apontamento sobre Planejamento e a Avaliação no ensino de Ciências Biológicas. In: GÜLLICH, Roque Ismael da Costa (org.). Didática das Ciências. Curitiba: Prismas, 2013, p.65-73.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 43. ed. Porto Alegre-RS: Mediação, 2013.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011a.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011b.

LÜDKE, Marli; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

NASCIMENTO, Mari Clair Moro. Avaliação da aprendizagem: repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes. – Londrina, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_NASCIMENTO_Mari_Clair_Moro.pdf. Acesso em: 27/01/2019.

NINAUS, Elizandra Brauner; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Formação de professores e a temática da avaliação escolar. III SINTEC (Seminário Internacional de Educação em Ciências), 2014. Disponível em: http://www.casaleiria.com.br/sintec3/sintec3.htm. Acesso em: 02/02/2019.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis - Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10542 Acesso em: 02/02/2019.

SAUL, Ana Maria. Referenciais Freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação, PUC-Campinas, n. 25, p. 17-24, novembro 2008. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/90. Acesso em: 05/01/19.

UHMANN, Rosangela Inês Matos; ZANON, Lenir Basso. O paradigma da avaliação escolar em discussão na docência em ciências/química. Anais do 33º EDEQ (Movimento Curriculares da Educação em Química: o Permanente e o Transitório), 2013. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2750 Acesso em: 08/02/2019.

Downloads

Publicado

2019-08-03

Como Citar

Uhmann, R. I. M., Ninaus, E., & Güllich, R. I. da C. (2019). Professor em formação investigando a avaliação escolar. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(13), 247–264. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9429

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo