Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades

Autores

  • Ronaldo Conceição da Silva Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Campo Grande. Docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, na UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9187

Palavras-chave:

Dilatação Espaço Tempo de Einstein. Ensino de Física. Flipped Classroom. Tecnologias Digitais.

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma investigação sobre uma proposta de sala de aula invertida em uma aula sobre ensino de Dilatação de Espaço Tempo de Einstein, abordado em Física Moderna, realizada com uma turma de nove alunos concluintes do Ensino Médio Integrado, da rede pública federal de ensino, em horário extraclasse. O professor envia material instrucional aos estudantes antes da realização da aula, de modo a utilizar, de forma mais ativa e dinâmica, seu tempo em sala. No dia anterior à aula, ocorreu pane no sinal de Internet da cidade, o que dificultou muito o acesso dos estudantes ao material enviado pelo professor. Foi aplicado um questionário ao final da aula, sobre o uso da metodologia e a aprendizagem do conteúdo proposto. A análise dos dados evidenciou que o uso desta metodologia pode proporcionar maior independência do aluno na construção do conhecimento, bem como um novo agir docente quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem dos estudantes, bem como saber lidar com os problemas técnicos de ordem tecnologia que estão presentes nas atividades realizadas em sala de aula.

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Referências

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silva, R. C. da. (2018). Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(12), 141–153. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9187

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo