Escola pública: origens e funções no período da revolução industrial inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9122

Palavras-chave:

Trabalho e educação. Escola pública inglesa. Revolução industrial.

Resumo

Analisa-se neste artigo o processo de constituição da escola pública na Revolução Industrial inglesa, explorando suas funções e relações com as demandas do trabalho. Com base no materialismo histórico e numa abordagem qualitativa, apreendem-se inicialmente as condições de trabalho derivadas da manufatura e da industrialização e suas consequências para os trabalhadores. Analisa-se a seguir o processo de organização do sistema nacional de ensino inglês, relacionando-o com as necessidades produtivas dos séculos XVIII e XIX. Infere-se que a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra afetou a sociedade e o trabalho em distintas dimensões. Como dispensou inicialmente a instrução escolar, tanto para o desenvolvimento da maquinaria quanto para a preparação dos trabalhadores, não houve interesse dos industriais pela educação para todos. Já os economistas políticos, como Adam Smith (1723-1790) e Stuart Mill (1806-1873), preconizaram em distintos momentos a necessidade de criação da escola pública. Só ao final do século XIX ela se estabeleceu, com o intuito de elevar o nível moral e cívico dos trabalhadores, contribuindo para a manutenção das relações sociais que se estabeleciam. A análise das funções que a escola pública assumiu em suas origens pode subsidiar a reflexão de sua condição e perspectivas atuais.

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Biografia do Autor

Cleissiane Aguido Gotardo, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Bolsista da Fundação Aarucária no período de agosto de 2017 a julho de 2018, Integrante do Grupo de Pesquisa GEPTESC (CNPQ), Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus Paranavaí.

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Paranavaí. Doutorado em Educação (UFSC), Líder do Grupo de Estudos e pesquisas GEPTESC (CNPQ) e integrante do Grupo de Pesquisas GECATE (CNPQ).

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Publicado

2019-08-03

Como Citar

Gotardo, C. A., & Favaro, N. de A. L. G. (2019). Escola pública: origens e funções no período da revolução industrial inglesa. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(13), 37–54. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9122

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo