Reflexões sobre a prática pedagógica dos professores por meio do esporte

Autores

  • Marcelo Jose Taques Universidade federal da Grande Dourados - UFGD
  • Silvia Christina de Oliveira Madrid Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8501

Palavras-chave:

Esporte na escola. Estratégias de ensino. Intervenção docente.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte da pesquisa realizada e concluída junto ao Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação da UEPG/PR. O artigo apresenta como objetivo, evidenciar elementos básicos sobre o processo de intervenção desenvolvido pelos professores durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa e com delineamento pautado na pesquisa de campo, utilizando como instrumento para a coleta de informações, a observação das aulas. Pretendemos nesse debate, contribuir com reflexões e possíveis ações para o ensino do esporte na escola a partir de uma perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Marcelo Jose Taques, Universidade federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017),  pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial:  Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA: gestão do ensino superior (2016), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atua como professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED - UFGD nos cursos de Educação Física, Pedagogia e Licenciatura intercultural Indígena.  Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física  escolar, Formação profissional e Intervenção Docente e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes.

Silvia Christina de Oliveira Madrid, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES), e Pós Doutora em Educação Física (UFSC). Foi professora de Educação Física e técnica desportiva na Rede Pública Estadual de Ensino e na Rede particular de Ensino na cidade de Ponta Grossa/PR. É docente no Curso de Licenciatura em Educação Física (UEPG) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores - GEPEFE (UEPG/CNPq). Atua na área de Educação e Educação Física, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação física escolar, esporte, educação infantil.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Taques, M. J., & Madrid, S. C. de O. (2018). Reflexões sobre a prática pedagógica dos professores por meio do esporte. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(11), 86–107. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8501

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo