Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Guanambi/BA: entre a legalidade e a legitimidade

Autores

  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia
  • Pedro Alves Castro Mestrando em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.7564

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino Fundamental. Formação Docente.

Resumo

Estudos evidenciam a relevância da inserção da Educação Física como componente curricular nos anos iniciais do ensino fundamental, assim torna-se necessário um olhar crítico sobre esta realidade, no intuito de compreender os nexos e relações da atuação do(a) professor(a) no referido segmento de ensino. A realização deste estudo justifica-se pela relevância que a Educação Física tem para o desenvolvimento do sujeito, portanto é necessário uma atenção especial para esse Componente Curricular nos anos iniciais da educação escolar. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, os instrumentos utilizados para levantamento dos dados foram análise de documentos, entrevistas e observação. Foi possível identificar a ausência do professor de Educação Física para atuar nesse segmento de ensino. Portanto, na realidade analisada, as aulas de Educação Física são ministradas por professores generalistas, o que compromete a legitimidade deste componente curricular.

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Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Pedro Alves Castro, Mestrando em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

Professor de Educação Física, licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Cruz, M. M. S., & Castro, P. A. (2017). Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Guanambi/BA: entre a legalidade e a legitimidade. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 53–69. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.7564

Edição

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