Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?

Autores

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.

Resumo

Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência.

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Biografia do Autor

Marli Roque Branco, Universidade Federal da Grande Dourados

Concluiu Licenciatura em Educação Física em 2016 pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Zélia Aparecida Milani Parizotto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Professora adjunta.

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Publicado

2017-06-15

Como Citar

Branco, M. R., & Parizotto, Z. A. M. (2017). Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 80–98. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo