A mídia esportiva e a sua relação com a Educação Física escolar

Autores

  • Wellington Nogueira Leite da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Manuel Pacheco Neto Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Esporte. Mídia. Educação Física.

Resumo

Partindo da tese de que a mídia, de uma forma geral, faz uma grande abordagem do esporte espetáculo e transforma a maneira de ver e praticar o esporte, analisamos produções a respeito desta temática por meio da revisão bibliográfica, para discutir sobre a relação entre mídia e esporte e sua a influência nas aulas de Educação Física. Verificamos possibilidades do uso das informações relacionadas à temática esportiva, veiculadas pela mídia, como uma ferramenta útil nas aulas de Educação Física Escolar. Observamos que quando utilizada da maneira correta, essas informações podem contribuir para a formação de alunos capazes de interpretar as informações que a eles são oferecidas, pelos inúmeros meios de comunicação, sobre o esporte e a cultura corporal em âmbito geral. Concluímos que o professor de Educação Física deve fazer uso do diálogo reflexivo sobre o discurso advindo da mídia em suas aulas, podendo ele ser trabalhado de tal forma que desperte e estimule o senso crítico dos alunos, com base na mediação entre mídia e discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Nogueira Leite da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2016, atualmente atua como Gestor de Ações Institucionais no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão.

Manuel Pacheco Neto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1989), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1997), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2007). Atualmente (2016) está em Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Efetivo desde 2008 (Adjunto IV) da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, atuando nos cursos de graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação (FAED). É autor e organizador de diversos livros publicados nas áreas da Educação e Educação Física. Contribuiu com diversos capítulos em obras organizadas por pesquisadores(as) acadêmicos(as). É pesquisador integrante de quatro grupos de pesquisa: GEPHEMS (Grupo de Pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade), DEHSCUBRA (Educação, História e Cultura: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII), GEPPAN (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esportes. Foi coordenador do Projeto de Pesquisa aprovado e financiado pelo CNPQ (2010/2012) intitulado "A Teoria das Inteligências Múltiplas na Produção de Conhecimento e na Docência em Educação Física". Foi Coordenador da área de Educação Física, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - na UFGD (2010/2015). Exerceu o cargo de Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Mato Grosso do Sul (CBCE-MS, gestão 2011/2013) e atuou como Diretor Administrativo Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-DN, gestão 2013/2015). Exerceu o cargo de Coordenador de Formação e Integração Comunitária, junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROAE/UFGD (março de 2013 a junho de 2015). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria das Inteligências Múltiplas, História da Educação, Motricidade Humana, Corporeidade Humana e Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Silva, W. N. L. da, & Pacheco Neto, M. (2017). A mídia esportiva e a sua relação com a Educação Física escolar. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 60–79. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5733

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo