Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola

Autores

  • Markley Florentino Carvalho Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Viviane Maraques Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola.

Resumo

Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Markley Florentino Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Letras pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES/FAEDUFGD/). Orientadora do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia.

Viviane Maraques Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD).

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Carvalho, M. F., & Pereira, V. M. (2017). Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 204–215. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica