A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacional

Autores

  • Camila Lopes de Carvalho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Marina Brasiliano Salerno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Educação especial. Inclusão. Lei.

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi elaborada com a finalidade de definir a estrutura e o funcionamento da educação no Brasil. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a transformação na forma como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil desenvolveram determinações relacionadas à educação da pessoa com deficiência. Para isso, foi desenvolvida revisão bibliográfica exploratória em torno dos eixos de Educação, Educação Inclusiva e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como conclusão, foi notada a ocorrência de uma transformação do conceito de educação especial, o qual passou de uma educação desenvolvida dentro de instituições especiais para uma que ocorre preferencialmente em escolas regulares. Observou-se também que conflitos tem permeado esse novo conceito, contudo com avanços referentes ao atendimento a essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lopes de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduada em Educação Física (bacharelado e licenciatura) pela Unicamp. Graduada em Pedagogia pela Unip. Especialista em Educação especial e educação inclusiva pela Uninter. Mestre em Atividade Física Adaptada pela Unicamp. Doutoranda em Atividade Física Adaptada pela Unicamp. Filiação institucional: Faculdade de Educação Física/Unicamp.

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Educação Física pela Unicamp. Mestre em Atividade Física Adaptada pela Unicamp. Doutoranda em Atividade Física Adaptada pela Unicamp. Professora Dra. do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Paulo Ferreira de Araújo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Dr. Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Carvalho, C. L. de, Salerno, M. B., & Araújo, P. F. de. (2017). A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacional. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 34–48. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5099

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo