Políticas para a alfabetização no Brasil: do Ensino Fundamental de nove anos ao pacto pela alfabetização até os oito anos de idade

Autores

  • Elis Regina dos Santos Viegas Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Elisângela Alves da Silva Scaff Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Política Educacional. Alfabetização. Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo discutir as políticas educacionais voltadas à alfabetização no contexto do ensino fundamental de nove anos e da implantação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. A análise de natureza teórico-bibliográfica ocorreu com base na legislação nacional promulgada a partir de 1996 e nas ações educacionais desta emanadas, destinadas a oferecer suporte para que os sistemas de ensino acatem as prescrições legais e se adaptem aos novos desafios propostos a educação brasileira. A principal finalidade é compreender os impactos das políticas de alfabetização implementadas com foco na faixa etária de seis a oito anos de idade do ensino fundamental denominado ciclo da infância, tendo em vista as políticas em andamento e consolidação no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em Educação pela FAED/UFGD. Professora efetiva do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Itaporã-MS. Tutora a Distância da Especialização (lato sensu) em Educação Especial UAB/UEMS.

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora adjunta da FAED/UFGD.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Viegas, E. R. dos S., & Scaff, E. A. da S. (2017). Políticas para a alfabetização no Brasil: do Ensino Fundamental de nove anos ao pacto pela alfabetização até os oito anos de idade. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 06–18. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4923

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)