Análise das produções científicas sobre precocidade infantil

Autores

  • Danitiele Calazans Marques Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rosemeire Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Educação Especial. Altas Habilidades ou Superdotação. Precocidade.

Resumo

Este artigo objetivou analisar a precocidade de crianças com potencial elevado na Educação Infantil com base nas dissertações, teses e artigos nacionais. Analisaram-se as teses e dissertações do Banco de Teses do Portal da Capes e no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos anos de 1994 a 2013, como também, trabalhos publicados nas do V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD); realizado no ano de 2012. Os resultados indicaram que somente seis trabalhos contemplaram a potencialidade elevada na educação infantil. Desta forma, infere-se a pertinência desta pesquisa em analisar as produções científicas sobre a precocidade e possibilitar discussão sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danitiele Calazans Marques, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui formação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Administração Escolar pelo Centro Universitário de Votuporanga (2004). Mestre em Educação Especial do Programa de Pós- Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é Doutoranda em Educação Especial do Programa de Pós- Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ( CNPq).

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos-SP.

Rosemeire Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Doutora - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Curso de Licenciatura em Educação Especial e credenciada ao Programa de Pós - Graduação em Educação Especial - PPGEEs.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Marques, D. C., Costa, M. da P. R. da, & Rangni, R. A. (2016). Análise das produções científicas sobre precocidade infantil. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(5), 19–31. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3742

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo