Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)

Autores

  • Adele Suzana Favacho do Carmo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Clarice Nascimento de Melo Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.

Resumo

Este estudo trata do percurso histórico das orientações curriculares para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objeto de estudo as orientações nacionais e locais para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é cartografar e analisar os documentos orientadores desse ensino no período de 1980 a 2012. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do ensino de História e das orientações curriculares nacionais e locais para o ensino de História desde a década de 1980 até 2012. Em seguida destaca as mudanças e permanências nas orientações teóricas deste ensino. Conclui que uma nova forma de se pensar o ensino de história tem se consolidado nas prescrições nacionais e locais, contrapondo-se ao ensino tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adele Suzana Favacho do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista CNPq/PIBIC/AF do projeto de pesquisa "Memória, brincadeira e ensino de história". Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação-GEPHE.

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em História e Doutora em Educação. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará do Curso de Pedagogia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE) e participa do Grupo de Estudos e pesquisa "Sociedade, Estado e Educação" HISTEDBR, Seção Pará. Coordena o projeto de pesquisa "Memórias, brincadeiras e ensino de história".

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Carmo, A. S. F. do, & Melo, C. N. de. (2016). Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012). Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(5), 33–49. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo