Atuação de professores homens na educação básica: um estado da arte sobre a produção acadêmica

Autores

  • Bianca Camacho de Almeida Böhm Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Educação Básica. Gênero. Estado da arte.

Resumo

Este artigo constitui-se estado da arte que pretendeu levantar, analisar e discutir as produções acadêmicas nacionais acerca da atuação de professores homens na Educação Básica. De caráter bibliográfico, abarcou qualitativamente e quantitativamente teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica, publicações em periódicos e comunicações em anais de eventos da área. Como evidências pode-se apontar que a predominância feminina na docência ocorreu devido à construção histórica de um pensamento que liga a mulher à maternidade. É relevante o fato da realidade salarial da docência infantil que afastou os homens dos níveis iniciais do ensino. Também chama atenção a escassez de discussões do tema nos estados mais afastados dos grandes centros de pesquisa e que a maioria dos pesquisadores são mulheres, demonstrando que os homens podem ainda não ter despertado o interesse pela temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Camacho de Almeida Böhm, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagoga, formada pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados– UFGD, Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Downloads

Publicado

2013-07-05

Como Citar

Böhm, B. C. de A., & Campos, M. I. (2013). Atuação de professores homens na educação básica: um estado da arte sobre a produção acadêmica. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 59–72. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2044

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo