Introdução de metodologias práticas no ensino das Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9601

Palavras-chave:

Metodologias. Práticas no Ensino. Ciências Biológicas.

Resumo

No intuito de obter uma resposta às questões relativas à aplicação de conteúdos práticos ao ensino de Biologias nas escolas, foi efetuado este trabalho, que compreendeu o relato de uma intervenção pedagógica ocorrida em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola no município de Almenara, MG, onde foi realizado a ministração de forma teórica e prática dos conteúdos das disciplinas das Ciências Biológicas, compreendendo os aspectos de definição, identificação,  relação com humanos, metodologias e práticas laboratoriais. Obteve informações em uma avaliação de questionamentos verbais, apontado que 78,57% dos alunos que participaram da intervenção detinha conhecimento prévio do conteúdo, 46,42% desconhecia os benefícios dos microrganismos para o homem e 92,85% atribuíam aos microrganismos função especifica de patogenicidade, pode verificar que os estudantes se sentiam carentes em relação as metodologias práticas atreladas ao ensino teórico desta disciplina. Chegando a conclusão que é possível implementar ao ensino de Biologia metodologias praticas que auxiliarão o professor no ensino do conteúdo, tornando ainda mais prazeroso o processo de ensino desta disciplina.

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Publicado

2019-08-03

Como Citar

Souza, A. R. de. (2019). Introdução de metodologias práticas no ensino das Ciências Biológicas. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(13), 299–318. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9601

Edição

Seção

Relatos de Experiência