Interface da educação ambiental com o currículo da educação básica nas temáticas apresentadas no VI Encontro Pesquisa de Educação Ambiental

Autores

  • Adriana Pereira Santana Secretaria Municipal de Educação – SEMED/CG – e Instituto de Ensino Superior da Funlec
  • Kleiton Ramires Pires Bezerra Secretaria Municipal de Educação – SEMED/CG
  • Adriano da Fonseca Melo Secretaria Municipal de Educação – SEMED/CG – e Anhanguera/UNIDERP
  • Luciene Cristina Paredes Müller Secretaria Municipal de Educação – SEMED/CG e Secretaria Estadual de Educação – SED/MS

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9188

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Currículo. Educação Básica.

Resumo

Tratar da Educação Ambiental não configura um assunto novo no campo educacional, pois, os problemas ambientais são recorrentes. Os documentos oficiais definem que a educação precisa formar o cidadão, de tal forma que possa interagir consciente e racionalmente. Nesta pesquisa buscou-se selecionar os artigos que se referem a componentes curriculares, procurando identificar o objeto de estudo e sua proposta de inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental. Por meio da análise dos trabalhos apresentados no VI Encontro Pesquisa de Educação Ambiental – EPEA - buscou-se responder a seguinte questão: como realizar a inserção da temática Educação Ambiental no currículo das áreas de conhecimento da Educação Básica. Ao longo da pesquisa foi observado que já são realizadas várias ações de inserção dos tópicos socioambientais no âmbito escolar, no entanto, há a necessidade de um caminhar a passos largos para se atingir o que é preconizado nos documentos oficiais referentes à Educação Ambiental.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Santana, A. P., Bezerra, K. R. P., Melo, A. da F., & Müller, L. C. P. (2018). Interface da educação ambiental com o currículo da educação básica nas temáticas apresentadas no VI Encontro Pesquisa de Educação Ambiental. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(12), 117–128. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9188

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo