Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva

Autores

  • Ronaldo Gobbis Dolival Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maristela da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Nilce Léa Lobato Cristovão Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0001-8262-4826
  • Rômulo Pereira Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8521

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.

Resumo

O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Gobbis Dolival, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase Psicologia Neuropsicologia Psicólogo; Dependências (Álcool e Drogas); Transtorno Depressivo; Transtorno Ansioso Depressivo; Transtorno Bipolar; Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Sindrome do Pânico; Sindrome de Burnout; Jogo Patológico (Vício em Jogos); Oniomania (Compulsão por Compras); Transtorno Borderline. Psicologia (Graduação); Conselheiro e Líder Comunitário na Prevenção ao Uso de Drogas. Língua Brasileira de Sinais (LÍBRAS);Psicologia Hospitalar; Psicologia Clínica;  Extensão Universitária ?Clínica Psicossocial: Modelos de Intervenção multidisciplinar em Saúde Mental? na Universidade Cruzeiro do Sul. Em andamento Especialização/Pós-Graduação NEUROPSICOLOGIA e 2ª Graduação em Pedagogia. 

Maristela da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Licencianda em Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul.

Nilce Léa Lobato Cristovão, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Políticas Sociais: Universidade Cruzeiro do Sul, Projeto: Análise das Políticas de Educação de Jovens e Adultos: Direito à educação e questões sociais da região Norte do Brasil. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul e Profa da Pós-Graduação: Curso de Alfabetização e Letramento. Orientadora do Projeto de Iniciação à Docência do Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos (NUFEP). Coordenadora da Brinquedoteca do Campus Anália Franco, Coordenadora do Práticas Pedagógicas em Rede (P.P.R). Recebeu o Mérito Acadêmico por excelente Avaliação Docente obtida no ano de 2017 na Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalha com práticas Inclusivas na formação docente. Em 2010 concluiu o Projeto Histórias de Vidas de Pessoas não Alfabetizadas: a memória social da não escolarização (início-2007), com bolsa pelo CNPq. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Pesquisadora, organizadora de eventos, ministrou palestras e oficinas de formação a docente com a Metodologia da História Oral, no Programa de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Universidade Cruzeiro do S

Rômulo Pereira Nascimento, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1992) e graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos (1985). Membro do Banco de Avaliadores de Cursos do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Membro do Banco de Avaliadores Cursos do BASIS/INEP/MEC/ conforme Portaria MEC nº 1.751, de 27/10/2006. Atualmente é professor titular III da Universidade Cruzeiro do Sul. 

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretrizes Nacionais da Educação Especial, na Educação Básica. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Resolução Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Básica, nº 2. Brasília, 2001.

BRASIL. Secretaria do Ministério à Educação. Legislação Federal Brasileira e a educação de alunos com deficiência. Disponível em <http://diversa.org.br/artigos/a-legislacao-federal-brasileira-e-a-educacao-de-alunos-com-deficiencia/>. Acesso 20/06/2018.

BUZAN, T.; BUZAN, B. The Mind Map. Editora Plume Books, Londres. Edição Reprint, 1996.

BUZAN, T. Mapas Mentais. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2009.

CODO, W.; MENEZES, I. M. O que é burnout ? Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ, Vozes. Brasília, 1999.

FERREIRA, J. R. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1ª. ed. 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. EGA, 1996.

FUENTES, D., Malloy, Diniz L.F, De Paula J.J, Sedó M, Leite WB. Neuropsicologia das funções executivas e da atenção. In: Fuentes D, Malloy-Diniz LF, Camargo CHP, Cosenza R, editors. Neuropsicologia: teoria e prática. 2nd edition. Porto Alegre: Artmed; 2014.

MARCONDES, M. A. S. Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações. EccoS – Revista científica, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2005.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar com a Internet. Disponível em:

<http://www.proinfo.mec.gov.br> Acesso em: 22 abril, 2018.

MEC, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial. Catálogo de Publicações. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/> Acesso em 23 abril. 2018.

SADALLA, A. M. Com a palavra a professora: suas crenças, suas ações. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1997.

SEMETKO, H. SCAMMELL, M - The SAGE handbook of political communication. London. SAGE. 2012.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Dolival, R. G., Silva, M. da, Cristovão, N. L. L., & Nascimento, R. P. (2017). Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 182–194. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8521

Edição

Seção

Educação Matemática