A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo na formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8446

Palavras-chave:

Situações didáticas. Função exponencial. Estágio supervisionado.

Resumo

O presente trabalho visa relatar os principais resultados da pesquisa de mestrado.Nesta pesquisa investigou-se o processo de aprendizagem dos estudantes de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade estadual na Bahia, durante as aulas da componente curricular estágio supervisionado. O objetivo é analisar como esses sujeitos mobilizam seus saberes matemáticos a respeito da função exponencial construídos durante a graduação e durante um projeto de intervenção na disciplina mencionada anteriormente. A questão de pesquisa que permeou a investigação foi: como organizações didáticas interferem na construção de conhecimentos/saberes de estagiários de Licenciatura em Matemática, sobre o conceito de função exponencial? Como metodologia, foi utilizada a engenharia didática de primeira geração. O quadro teórico foi composto pela Teoria das Situações Didáticas, e pela Teoria Antropológica do Didático. A construção das situações-problema apoiou-se nas atividades selecionadas dos livros didáticos analisados e no estudo histórico-epistemológico do objeto matemático função exponencial. Os dados foram coletados durante as atividades de experimentação, realizadas nas aulas teóricas de estágio curricular supervisionado, em uma universidade estadual na Bahia. A análise dos dados coletados permitiu identificar um conjunto de características positivas que evidenciam a influência da organização didática na construção e na consolidação dos saberes dos estudantes, sejam esses saberes matemáticos ou didáticos, sobre a função exponencial, contribuindo para a formação dos futuros professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Lobo Freitas, Universidade do Estado da Bahia

Estágio de Doutoramento, Aix Marseille Université,Marseille-França (2017-2018).Doutoranda em Educação Matemática e Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP  Especialista em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias pela  Universidade de Brasília- UNB;Graduação em Licenciatura em Matemática pela  Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS ;Docente do quadro efetivo da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Campus I- Salvador, Atuando no Ensino, Pesquisa e Extensão na  graduação; Experiência  com Formação de Professores de Matemática  e da  Educação de Jovens e Adultos (EJA).;Membro do Grupo  de Pesquisa PEAMAT (PUC-SP) e da  Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).Estuda e pesquisa em didática da matemática.

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)/Programa de Estudos Pós Graduados em Educação matemática

SADDO AG ALMOULOUD CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992 - FRANCÇA. PROFESSOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRE. CONSULTOR AD HOC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO , DA CAPES, BOLSISTA PESQUISADOR DE CNPq, FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2007 À 2009 E DE 01/08/2013 A 31/07/2017. ATUALMENTE É VICE-COORDENADOR DO REFERIDO PROGRAMA. FOI COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2006 A 2017. PUBLICOU MAIS De 50 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5 CAPÍTULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU MAIS 77 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE 1996 E 2016. PARTICIPOU DE MAIS DE 200 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. É AVALIADOR DO PRÊMIO VICTOR CIVITA DESDE 2013. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS 70 COLABORADORES EM COAUTORIA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: ENSINO, APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, DEMONSTRAÇÃO, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOMETRIA DINÂMICA, TIC.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ARTIGUE, Michèle. Ingèniere didactique. RDM, v.9, n.3, p.231-308,1988.

BRITO, Arlete de Jesus; ALVES, Francisca Terezinha. Oliveira. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Editora Ática, 2008.

BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Editora Horizontes Pedagógicos, 1996.

CHEVALLARD, Yves. El Análisis de Las Prácticas Docentes en la Teoría Antropológica De Lo Didáctico. Recherches em Didactique dês Mathématiques, Vol. 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.

FREITAS, Rita Lobo; ALMOULOUD, Saddo Ag. Representações sobre função exponencial. Anais do XI ENEM. Curitiba, 2013. Disponível em <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2226_1095_ID.pdf> Acesso em: 01/08/2013.

FREITAS, Rita Lobo. A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). PUC/SP, São Paulo, Brasil, 2015. 173 f.

PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Estágio curricular supervisionado: uma análise dos cursos de licenciatura em matemática. In: SANTA’ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Parolin Irani; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves (Org.). Estágio supervisionado, formação e desenvolvimento profissional docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011.

ROSSINI, Renata. Saberes docentes sobre o tema função: uma investigação das praxeologias. Tese (doutorado em Educação Matemática). PUC/SP, São Paulo, Brasil, 2006. 382 f.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petropólis, RJ: Vozes, 2012.

ZUFFI, E. M. O tema “funções” e a linguagem matemática de professores do ensino médio: por uma aprendizagem de significados. 1999. Tese (doutorado em Didática - Ensino de Ciências e Matemática), Faculdade de Educação, USP, São Paulo,1999.

ZUFFI, E. M. Uma sequência didática sobre funções para a formação de professores do ensino médio. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Anais. Recife, 2004. CD-ROM.

DUVAL, Raymond. L’analyse cognitive du fonctionnement de la pensée et de l’activité mathématique: cours sur apprentissages intellectuels donné à la PUC-SP. São Paulo: Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Freitas, R. L., & Almouloud, S. A. (2017). A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo na formação inicial. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 152–181. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8446

Edição

Seção

Educação Matemática