Relato de experiência: projeto olhos da alma

Autores

  • Felipe Nascimento Teixeira Profissional de Educação Física graduado pelo Centro universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Rafael de Paulo Coelho Profissional de Educação Física graduado pelo Centro universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Uiara Lima Farias Profissional de Educação Física graduada pelo Centro universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Natália Cristina de Oliveira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). http://orcid.org/0000-0002-0747-9478

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.7569

Palavras-chave:

Deficiência Visual. Esportes de Luta. Educação Física e Treinamento.

Resumo

Em nossa sociedade, a deficiência não é mais considerada um assunto novo. Antigamente, os tratamentos que essas pessoas recebiam revelavam a falta de entendimento sobre o assunto. Em décadas mais recentes, pessoas com deficiência obtiveram grandes vitórias, especialmente os deficientes visuais. No meio acadêmico, muito pouco se tem estudado a respeito de modalidades esportivas de luta para esta população. Com o intuito de contribuir para o preenchimento desta lacuna, o objetivo deste trabalho foi descrever a metodologia de ensino e treinamento de Muay Thai para deficientes visuais, realizada no projeto “Olhos da Alma”. Para isso, foi gravada uma entrevista com o profissional responsável pelo projeto e com uma de suas alunas. O ensino da modalidade possui metodologia específica para os deficientes visuais, desenvolvida pelo profissional. Os movimentos foram divididos em partes, e as sequências sistematizadas. Algumas técnicas foram desenvolvidas para possibilitar o aprendizado da modalidade pelos deficientes visuais, entretanto, nenhuma adaptação precisou ser feita nos equipamentos normalmente utilizados nos treinos de Muay Thai. A participação no projeto, de acordo com a percepção do profissional e da aluna, contribui para a inclusão social, melhora do condicionamento físico, da socialização e da autoestima dos alunos com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cristina de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Docente e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Promoçãoda Saúde e da Graduação em Educação Física.

Referências

ALMEIDA, J.J.G.D.; GORLA, J.I. A Expressão de uma Atividade Esportiva: O desporto para cegos. Revista Conexões, v.5, n.1, p.108-113, 2007.

ALMEIDA, O.M.; SILVA, R.F.D. Atividade motora adaptada e desenvolvimento motor: possibilidades através das artes marciais para deficientes visuais. Movimento & Percepção, v.10, n.14, p.222-239, 2009.

ARAÚJO, A.P.; MARQUES, E.S.; OLIVEIRA, M.L.A.; SILVA, E.F. Portadores de necessidades especiais: o caso do instituto de educação e reabilitação dos cegos do Rio Grande do Norte. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.5, n.2, p.67-86, 2008.

BARREIRA, C.R.A.; MASSIMI, M. A Moralidade e a Atitude Mental no Karate-do no Pensamento de Gichin Funakoshi. Memorandum, v.2, p.39-54, 2002.

COSTA, A.M.; SOUSA, S.B. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.25, n.3, p. 27-42, 2004.

LABRONICI, R.H.D.D.; CUNHA, M.C.B.; OLIVEIRA, A.S.B.; GABBAI, A.A. Esporte como fator de integração do deficiente físico na sociedade. Arquivos de Neuropsiquiatria, v.58, n.4, p.1092-1099, 2000.

MACIEL, M.R.C. Portadores de deficiência e a questão da inclusão social. Revista São Paulo em Perspectiva, v.4, n.2, p.51-56, 2000.

MAGALHÃES, C.P.; NASCIMENTO, C.; GUIMARÃES, D.; OLIVEIRA, N.C. Percepção e expectativas do esportista com deficiência em relação ao profissional de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, v.19, n.199, p.1-5, 2014.

MORATO, M.P.; GOMES, M.S.P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J.J.G.D. A leitura de jogo no futebol para cegos. Movimento, v.17, n.3, p.97-114, 2011.

OLIVEIRA, L.M.B.; Cartilha do Censo 2010 - Pessoas com Deficiência. Coordenação-Geral do Sistema de Informação sobre a Pessoa com Deficiência. Brasília, 2012.

SOUZA, C.M.D.; OLIVEIRA, C.W.; FERREIRA, A.C.G.O.; ALMEIDA, J.J.G. A Educação Física e suas contribuições em um programa de orientação e mobilidade para crianças deficientes visuais. Lecturas: Educación Física y Deportes, v.10, n.09, p.1, 2005.

PEREIRA, R.; OSBORNE, R.; PEREIRA, A.; CABRAL, S.I. A importância do desporto de alto rendimento na inclusão social dos cegos: Um estudo centrado no instituto Benjamin Constant-Brasil. Motricidade, v.9, n.2, p.95-106, 2013.

RUSSO JÚNIOR, W.; SANTOS, L.J.M. O Judô como atividade pedagógica desportiva complementar, em um processo de orientação e mobilidade para portadores de deficiência visual. Lecturas: Educación Física y Deportes, v.7, n.35, p.1, 2001.

SILVA, R.F.D.; SEABRA JÚNIOR, L.; ARAÚJO, P.F.D. Educação Física Adaptada no Brasil: da História à Inclusão Educacional. São Paulo: Phorte Editora, 2008.

VIEIRA, C.S. Influência da prática do judô no comportamento ansioso de adolescentes cegos. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Teixeira, F. N., Coelho, R. de P., Farias, U. L., & Oliveira, N. C. de. (2018). Relato de experiência: projeto olhos da alma. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(11), 207–218. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.7569

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)