Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar

Autores

  • Marina Brasiliano Salerno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação física. Deficiência. Escola. Currículo.

Resumo

O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos.

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Biografia do Autor

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2017-06-15

Como Citar

Salerno, M. B., & Araújo, P. F. de. (2017). Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 43–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo