A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de Mato Grosso do Sul (2007-2013)

Autores

  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.4680

Palavras-chave:

Política Educacional. Gestão da Educação Básica. Gestão do sistema de ensino de Mato Grosso do Sul.

Resumo

O trabalho analisa como se configuram a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão do sistema de ensino materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se a substituição da gestão democrática por outra lógica de gestão pautada por objetivos em escala organizacional com vistas à Qualidade Total da educação. Assim, a SED/MS buscou se adequar ao modelo gerencial, que tem como base o princípio da eficiência, com ênfase nos resultados, mediante a operacionalização da proposta “Educação para o Sucesso”. Tal proposta alterou, por exemplo, os processos para o provimento de cargo de diretor da escola, à medida que institui sistemas avaliativos por meio de certificação ocupacional como instrumento de meritocracia e competição para a função de diretor das escolas estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Gomes de Rezende Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é doutoranda em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nas seguintes temáticas: Estado e política educacional, parceria público/privado, gestão educacional.

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Alves, A. G. de R. (2017). A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de Mato Grosso do Sul (2007-2013). Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(9), 39–50. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.4680

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo