Surgimento das instituições de atendimento à criança e a mulher trabalhadora: uma relação histórica

Autores

  • Ivanete Fernades Pereira Prefeitura Municipal de Fátima do Sul/Secretaria de Educação Municipal
  • Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação Infantil. Mulher. Gênero.

Resumo

O artigo apresenta elementos significativos da história do Brasil para compreensão do advento da Educação Infantil e sua relação com o gênero feminino, no que diz respeito à função materna e docente, apontando momentos que denotam a necessidade da mulher pelas instituições de abrigo às crianças em virtude do contexto social e financeiro em que viviam. A metodologia utilizada foram estudos bibliográficos. Evidenciou-se que a mulher mãe e pobre esteve presente e participou da história das primeiras instituições de atendimento às crianças, contribuindo, também, para seu desenvolvimento, pois precisava destes locais para abrigar seus filhos enquanto trabalhava. As conquistas sociais obtidas pelas mulheres, como o trabalho, fomentou o desenvolvimento das instituições de atendimento às crianças e inseriu as mulheres nestes locais como profissionais, o que resultou na caracterização de gênero da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Fernades Pereira, Prefeitura Municipal de Fátima do Sul/Secretaria de Educação Municipal

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Assistente na Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre e Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFGD.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Pereira, I. F., & Campos, M. I. (2016). Surgimento das instituições de atendimento à criança e a mulher trabalhadora: uma relação histórica. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(5), 117–129. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4427

Edição

Seção

Ensaios