Aspectos quantitativos sobre as produções do conhecimento em Educação Física no Ensino Médio de 2001-2012

Autores

  • Geander Franco de Araujo Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)
  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)
  • Cleomar Ferreira Gomes Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)
  • Beleni Saléte Grando Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)
  • José Tarcísio Grunennvaldt Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)

Palavras-chave:

Publicações. Educação Física. Ensino Médio.

Resumo

Este texto apresenta um “Estado de Conhecimento” das produções publicadas em periódicos brasileiros, no período de 2001-2012, que abordam a Educação Física no Ensino Médio. Foram investigadas as produções socializadas em seis períodos qualis da área da Educação Física, encontrando 16 (dezesseis) trabalhos que abordam diretamente ou indiretamente as questões teórico-metodológicas relacionadas ao ensino da Educação Física no Ensino Médio. Essa ação contribui com o reconhecimento do campo de pesquisa ao ser identificado os temas investigados e silenciados, aportes teórico-metodológicos que têm orientado as análises dos pesquisadores, os principais grupos e pesquisadores que tem se dedicado ao estudo da Educação Física no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geander Franco de Araujo, Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)

Professor Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi bolsista PIBIC/ CAPES da Pesquisa. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura – COEDUC.

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)

Professora Mestre em Educação (UFMT). Atua na Faculdade de Educação Física – UFMT. Membro dos Grupos de Pesquisa Corporeidade e Ludicidade - GPCOL e Corpo, Educação e Cultura – COEDUC.

Cleomar Ferreira Gomes, Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)

Professor Pós-doutor em Sócio-antropologia da Educação (UFF). Atua na Faculdade de Educação Física – UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Corporeidade e Ludicidade - GPCOL.

Beleni Saléte Grando, Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)

Professora Pós-doutora em Antropologia Social. Atua na Faculdade de Educação Física – UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura – COEDUC.

José Tarcísio Grunennvaldt, Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT)

Professor Pós-doutor em Educação Física (UFSC). Atua na Faculdade de Educação Física – UFMT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Educação e Culturas de Movimento.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Araujo, G. F. de, Coffani, M. C. R. da S., Gomes, C. F., Grando, B. S., & Grunennvaldt, J. T. (2014). Aspectos quantitativos sobre as produções do conhecimento em Educação Física no Ensino Médio de 2001-2012. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 43–57. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2687

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar