Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado

Autores

  • Taynara Tavares do Nascimento Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.10028

Palavras-chave:

Valorização docente. Plano Municipal de Educação. Formação docente. Carreira. Remuneração.

Resumo

O presente trabalho tem por escopo analisar como se configura a valorização docente no município de Dourados/MS. Tem por objetivo analisar o Plano Municipal de Educação (PME) especialmente às metas que se destinam a valorização docente. Ancorada em abordagem qualitativa, adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com aplicação de questionário junto à dez docentes vinculados a uma escola municipal de educação básica. Debruça-se sobre o Plano Municipal de Educação (2015/2025), detendo-se à análise das metas 15, 16, 17,18 e 19 do documento, procurando desnudar aspectos da formação docente, carreira, remuneração e condições de trabalho. A partir da aplicação de questionário procura verificar no contexto atual como os elementos que compõem a valorização do magistério são percebidos pelos docentes. Constatou-se da pesquisa apontaram que apesar do PME (2015-2025) abranger todos os requisitos da valorização docente em suas metas e estratégias, na qual ainda não se efetivou no âmbito da Rede Municipal Pública de Ensino, pois os professores em sua maioria relataram na pesquisa, não serem valorizados em todas as dimensões tais como carreira, remuneração e formação. 

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Biografia do Autor

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado) e PROFHISTÓRIA. Possui Graduação em História (1998) pela FHDSS/UNESP, Mestrado em História (2001) pela FHDSS/UNESP, Graduação em Pedagogia (2011) pela União das Faculdades dos Grandes Lagos e Doutorado em Educação (2015) pela FCT/UNESP. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores" (GEPPEF-UEMS-UFGD). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Relações Étnicorraciais e Formação de Professores (GEPRAFE-UFGD) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-Unicamp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional, qualidade da educação, formação de professores, valorização profissional, PNE, CONAE e educação de tempo integral. Vice-Coordenadora do GT8-ANPED-CO e Parecerista AD HOC do GT8 da ANPED.

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Publicado

2019-08-03

Como Citar

Nascimento, T. T. do, & Militão, A. N. (2019). Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(13), 55–77. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.10028

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo