Aplicação de projetos como metodologia de ensino na visão de futuros pedagogos

Natália Quinquiolo

Resumo


A aplicação de metodologias alternativas ao modelo tradicional de ensino tem sido amplamente divulgada e estudada, concebendo mudanças consideráveis na realidade da educação brasileira. Dentro deste novo contexto, faz-se necessário que educadores estejam preparados para tornar o aluno sujeito do processo de ensino aprendizado, buscando mediar a construção de saberes. Neste trabalho, objetivamos compreender a perspectiva de alunos de um curso de pedagogia de uma universidade particular do Vale do Paraíba com a aplicação de questionários investigativos e partindo desses pontos de vista, estimular a aplicação da pedagogia de projetos por meio de vivencias e experiências, culminando elaboração de um projeto de aulas de reforço na unidade em questão.


Palavras-chave


Pedagogia de projetos. Formação de professores. Protagonismo.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.

FREIRE, C. Y. Ensino de ciências: o que pensam os professores polivalentes. 2000. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MELLO, G. N. Formação inicial de profesores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 25, n. -, p.147-174, jan. 2001.

PERRENOUD, P. A Prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RODRIGUES, L. C. P.; ANJOS, M. B.; RÔÇAS, G. Pedagogia de projetos: resultados de uma experiência. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p.65-71, mar. 2008.

SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

VALENTE, J. A. Repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim do Salto para o Futuro. TV ESCOLA. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2002.




DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9275

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.