Concepções e ensino de inequações: emprego das técnicas de resolução de equações do 1º grau ou por meio do estudo de funções afim?

Autores

  • Adiel Praseres Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8741

Palavras-chave:

Concepção. Ensino. Inequações. Funções Afins.

Resumo

Conceber e ensinar inequações por meio do estudo de funções tem como objetivo auxiliar o professor de matemática em formação, a ter uma visão mais ampla do ensino de inequações fundamentado no estudo de funções. Por intermédio do estudo da Função Polinomial do 1º grau ou Função Afim, desde a sua representação gráfica conhecendo os pontos de intersecção da reta que a representa com os eixos das abscissas (x) e das ordenadas (y) no sistema de eixos cartesiano x0y, até o estudo dos sinais, determinar o conjunto solução de uma inequação por meio do estudo de funções afim, torna-se consciente, por não mais ser necessário se valer de regras para mudanças de sinais (> ou <) que justifique o conjunto solução e sim ter como fundamentação o estudo de funções afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adiel Praseres Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA

Professor de Matemática do IFMA Campus Zé Doca

Referências

FERNANDES, D. N; GARNICA, A V M. Concepções de Professores de Matemática: contribuições para um referencial teórico. BOLETIM GEPEM, n. 40, pp. 11-36. GEPEM: Rio de Janeiro, Agosto de 2002.

PONTE, J. P. Concepções dos Professores de Matemática em Processos de Formação. Educação Matemática: Temas de investigação. Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1992.

SANTOS, R. S dos. As influências dos Formadores sobre os Licenciados em Matemática do IME-UFG. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009

THOMPSON, A. G. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké, v.5. n.8, pp. 11-43, 1997.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Chaves, A. P. (2018). Concepções e ensino de inequações: emprego das técnicas de resolução de equações do 1º grau ou por meio do estudo de funções afim?. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(11), 47–61. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8741

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo