O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual

Autores

  • Maiara Efigênio da Silva Faculdade de Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)
  • Aline Maira da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD) https://orcid.org/0000-0002-8439-0477
  • Letícia Maria Capelari Tobias Venâncio Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8151

Palavras-chave:

Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.

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Biografia do Autor

Maiara Efigênio da Silva, Faculdade de Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD).

Aline Maira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

Doutora em Educação Especial. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

Letícia Maria Capelari Tobias Venâncio, Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, M. E. da, Silva, A. M. da, & Venâncio, L. M. C. T. (2017). O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 36–52. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8151

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo