Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.6350

Palavras-chave:

Louis Althusser. Aparelho Ideológico de Estado. Educação escolar.

Resumo

O presente texto tem por objetivo refletir acerca da escola a partir das discussões concernentes aos Aparelhos Ideológicos do Estado de Louis Althusser, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a autores que subsidiam as discussões propostas. Historicamente, nota-se a importância dada à escola tanto ao nível individual como também social e, enquanto um Aparelho Ideológico têm a possibilidade de ser o alvo e local das lutas de classe. Percebe-se a necessidade de se (re) pensar a função social da escola, a fim de que, a partir dessas reflexões, compreendam-se, minimamente, os conflitos, as tensões e, sobretudo, as possibilidades, transformadoras dadas a esse espaço social educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli dos Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Servidora pública municipal.

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Oliveira, M. dos S. de. (2017). Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(9), 85–99. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.6350

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo