Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa

Autores

  • Leonardo Tavares Martins Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Fabianna Evangelista Azevedo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Esaú dos Santos Carvalho Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Joatan Silvério da Silva Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • José Carlos Rodrigues Júnior Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Natália Cristina de Oliveira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). http://orcid.org/0000-0002-0747-9478

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.6099

Palavras-chave:

Ensino. PIBID. Docentes.

Resumo

A formação dos professores nos cursos de licenciatura no Brasil é um desafio para as políticas educacionais, mesmos após as propostas e reformas curriculares dos anos 1990. Como forma de antecipar o vínculo do docente com a profissão foi criado o PIBID, um programa de bolsas de iniciação à docência que tem como objetivo favorecer a inserção dos alunos das licenciaturas no ambiente escolar, permitindo a articulação entre a educação superior e as escolas do sistema público de educação básica. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos professores supervisores do PIBID acerca das contribuições e desafios do programa para a formação de professores e para a escola pública. Foi aplicado um questionário aberto e os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de discurso. Dentre as contribuições, os supervisores destacaram o crescimento pessoal e profissional dos bolsistas, que vivenciam a realidade das salas de aula, ajudando-os a afirmar sua escolha profissional e preparando-os para a docência. Entre os desafios, é citado o desenvolvimento de estratégias e métodos para a condução da sala de aula. Conclui-se que o PIBID aproxima a universidade da escola pública na busca pela solução de problemas e parceria no desenvolvimento de projetos.

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Biografia do Autor

Leonardo Tavares Martins, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Coordenador da Graduação em Educação Física.

Fabianna Evangelista Azevedo, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Profissional de Educação Física graduada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Esaú dos Santos Carvalho, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Profissional de Educação Física graduado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Joatan Silvério da Silva Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Profissional de Educação Física graduado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

José Carlos Rodrigues Júnior, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Docente da Graduação em Educação Física.

Natália Cristina de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Docente e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Promoçãoda Saúde e da Graduação em Educação Física.

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Publicado

2017-08-26

Como Citar

Martins, L. T., Azevedo, F. E., Carvalho, E. dos S., Santos, J. S. da S., Rodrigues Júnior, J. C., & Oliveira, N. C. de. (2017). Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(9), 133–145. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.6099

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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