Projeto político pedagógico e seus reflexos na gestão escolar: investigação em Escola Municipal de Maracaju

Autores

  • Silmara Mendes Santiago Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação básica. Gestão educacional. Projeto político pedagógico.

Resumo

A temática abordada nessa pesquisa foi a Proposta Pedagógica da Escola Maurícia, nome fictício dado a uma escola municipal do município de Maracaju, MS. Dessa forma apresentou como problema: quais as iniciativas da Escola Maurícia para o desdobramento de seu Projeto Politico Pedagógico? A presente pesquisa está vinculada à pesquisa “O monitoramento de metas de desenvolvimento do ensino fundamental em municípios da Grande Dourados”, desenvolvida por pesquisadores da Linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD e do Grupo de Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação” (GEPGE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo compreender o Projeto Político Pedagógico e seu desdobramento na Escola Maurícia. No processo de investigação, foram analisados, em uma perspectiva qualitativa, documentos e informações obtidas por meio de entrevista realizadas com a coordenadora e com a diretora da Escola Maurícia. Os dados coletados foram interpretados com o aporte de literatura que trata do assunto, por meio de análise crítica documental e bibliográfica. A pesquisa evidenciou que a Escola Maurícia possui uma Proposta Pedagógica que não foi desdobrada na escola, já que não é utilizada nas atividades escolares e os professores não a usam como apoio para a realização de seu planejamento e nem tão pouco consta na Proposta Pedagógica todas as propostas das atividades desenvolvidas na escola. Apesar de a escola apresentar em sua Proposta Pedagógica uma concepção de gestão democrática, esta na prática não acontece, pois não há participação de todos os segmentos da escola nas tomadas de decisões, já que a escola segue exclusivamente os ditames da Secretaria Municipal de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Mendes Santiago, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Santiago, S. M., & Alves, A. V. V. (2016). Projeto político pedagógico e seus reflexos na gestão escolar: investigação em Escola Municipal de Maracaju. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 96–107. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5194

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo