Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal

Autores

  • Nathália Barros Ramos Universidade de Brasília (UnB)
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

EJA. Professor (a) Iniciante. Docência. Formação Docente.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais são os desafios, dificuldades, descobertas e conquistas dos professores iniciantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no primeiro segmento, tendo como foco aqueles que atuam na Regional de Ensino em Santa Maria no Distrito Federal. Assim, identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa e os elementos interpretativos do início da docência por meio da aplicação de questionário e de entrevistas semi-estruturadas. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: lidar com a desistência dos alunos, permanecer e não desistir da docência, lidar com os colegas de profissão, não estar preparado para trabalhar com educação de jovens e adultos e a estrutura da escola. Quanto às principais descobertas, temos a força de vontade dos alunos, a falta de conexão dos conteúdos acadêmicos com a realidade dos alunos, a escuta sensível e a valorização dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Barros Ramos, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, em 2015. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Pedagogos/Professores (GEPFAPe/UnB). Fez parte do projeto de extensão Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior ( FORMANCIPA/UnB), como membro da Equipe Pedagógica.

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Pedagogia(2001), Mestrado(2005) e Doutorado(2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília no Departamento de Planejamento e Administração. Integra como formadora o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. É pesquisadora do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo- GEPFAPe e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco -NEPHEPE .Atua principalmente nos seguintes temas: organização da educação brasileira e legislação educacional, políticas e práticas de formação de professores,profissionalização docente, ensino de história, memória e alfabetização. Desde 2014 é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília na Linha de Pesquisa: Profissão docente, currículo e avaliação

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Ramos, N. B., & Cruz, S. P. da S. (2017). Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 78–94. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo