Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal

Nathália Barros Ramos, Shirleide Pereira da Silva Cruz

Resumo


Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais são os desafios, dificuldades, descobertas e conquistas dos professores iniciantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no primeiro segmento, tendo como foco aqueles que atuam na Regional de Ensino em Santa Maria no Distrito Federal. Assim, identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa e os elementos interpretativos do início da docência por meio da aplicação de questionário e de entrevistas semi-estruturadas. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: lidar com a desistência dos alunos, permanecer e não desistir da docência, lidar com os colegas de profissão, não estar preparado para trabalhar com educação de jovens e adultos e a estrutura da escola. Quanto às principais descobertas, temos a força de vontade dos alunos, a falta de conexão dos conteúdos acadêmicos com a realidade dos alunos, a escuta sensível e a valorização dos alunos.

Palavras-chave


EJA. Professor (a) Iniciante. Docência. Formação Docente.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.