Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros

Autores

  • Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Michelle Laura Magalhães da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Lourdes Missio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Enfermagem. Formação de professores. Docência. Egressos.

Resumo

O objetivo foi conhecer a vivência dos egressos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul na prática da docência. Pesquisa qualitativa realizada com dez egressos docentes no referido curso. Observou-se a progressiva inserção dos egressos na área de ensino. Entre as facilidades encontradas na prática da docência, destaca-se a experiência profissional na área e os conhecimentos advindos da disciplina de didática aplicada à Enfermagem ofertada durante a graduação. As dificuldades concentravam-se na ausência de disciplinas pedagógicas. Entre as estratégias de enfrentamento na composição do enfermeiro bacharel docente, salienta-se a atualização e o aperfeiçoamento profissional, o compromisso com o ensino, o aluno, a instituição e a profissão. Infere-se a necessidade de maiores discussões a respeito, problematizando a questão e trazendo maior visibilidade dentro das políticas de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em Educação. Universidade Federal da Grande Dourados.

Michelle Laura Magalhães da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Enfermeira. Egressa do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Doutora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Lourdes Missio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Doutora no curso de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Spessoto, M. M. R. L., Silva, M. L. M. da, Real, G. C. M., & Missio, L. (2017). Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 60–77. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)