Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola

Daniela Cardoso Espinosa, Thaise da Silva

Resumo


O presente artigo faz uma análise das práticas e eventos de letramento no ambiente escolar. Diante disso este trabalho propõe-se a investigar quais são as práticas e os eventos de letramento vivenciados pelos pequenos na Educação Infantil, analisando como se constitui a alfabetização e o letramento nesta etapa da escolarização. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram feitas observações em uma turma de crianças de Educação Infantil com o intuito de analisar as práticas e os eventos de alfabetização/letramento proposto pela professora e pelas próprias crianças dentro deste espaço. Concluiu-se que são poucas as práticas e as que se apresentam tem por objetivo alfabetizar as crianças e não fazer com que elas vivenciem práticas de uso da leitura e da escrita.

Palavras-chave


Alfabetização. Letramento Infantil. Educação Infantil.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.