Constituindo sujeitos-jovens no âmbito religioso

Autores

  • Daniela Medeiros de Azevedo Prates Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG)
  • Elisabete Maria Garbin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG)

Palavras-chave:

Currículo. Religião. Igreja. Sujeitos-jovens.

Resumo

O artigo problematiza a forma como os investimentos produzidos na base curricular da Escola Bíblica Dominical, um importante espaço de formação religioso presente na Igreja Assembléia de Deus, opera na constituição de sujeitos-jovens. Para tanto, parte da análise dos registros inscritos no diário de campo, entrevistas e demais artefatos que perpassam o evento, sobretudo as revistas especialmente produzidas para orientar as aulas em todo país. A análise tem como referência teórico- -metodológica as contribuições dos Estudos Culturais em Educação e suas aproximações aos estudos foucaultianos. Tais discussões permitem inferir que uma série de condições presentes na contemporaneidade vem redimensionando relações, tempos e espaços e, portanto, provocando reconfigurações curriculares no âmbito religioso, o qual lança mão de uma série de investimentos pautados no texto-fonte para constituição de sujeitos-jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Prof.ª Drª. Elisabete Maria Garbin e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO). Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Elisabete Maria Garbin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG)

Doutora em Educação, professora da Linha de Pesquisa Estudos Culturais do Programa de Pós- Graduação em Educação e do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também atua como coordenadora o Curso de Especialização Lato Sensu intitulado Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos na Educação Básica. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Culturas Juvenis em Porto Alegre: cenários de múltiplos desordenamentos, sendo ainda pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO).

Downloads

Como Citar

Prates, D. M. de A., & Garbin, E. M. (2014). Constituindo sujeitos-jovens no âmbito religioso. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 109–121. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3182

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo