Educação Física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani

Autores

  • Gislane Ferreira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Cultura Indígena. Jogos e brincadeiras. Educação Física.

Resumo

Este artigo aborda a temática indígena nas aulas de Educação Física a partir da educação intercultural. Para tanto, apresenta a base teórica dessa perspectiva pedagógica e, a partir da pesquisa com intervenção, descreve trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física com alunos de uma 5ª série do ensino fundamental – séries finais (atualmente sexto ano). O trabalho desenvolvido permitiu a produção de um material pedagógico utilizando a Peteca nas aulas de Educação Física, considerando a confluência entre educação intercultural e pedagogia crítica no ensino do conteúdo jogos e brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislane Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física. Docente na educação básica no Estado do Paraná e na Faculdade Integrado em Campo Mourão-PR.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente do Departamento de Educação Física da UniversidadeEstadual de Maringá nos cursos de graduação,mestrado e doutorado em Educação Física.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Ferreira, G., & Pimentel, G. G. de A. (2014). Educação Física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 79–93. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3166

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar