Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?

Autores

  • Karla Mello Gregório Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.

Resumo

A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Mello Gregório, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagoga, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em alfabetização pela Faculdade Porto-alegrense (FAPA). Atua como professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Gregório, K. M., & Silva, T. da. (2014). Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 49–65. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo