A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores

Autores

  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade de Uberaba (Uniube)

Palavras-chave:

Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.

Resumo

O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade de Uberaba (Uniube)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - Programa de Pós-Graduação em Educação.Pós-doutorado em educação pela Universidade de Évora (Portugal).Doutorado em Educação pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Downloads

Publicado

2015-01-08

Como Citar

Bortolanza, A. M. E. (2015). A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 35–48. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo