Educação ambiental nos livros didáticos: região da grande Dourados-MS (1979-2002)

Autores

  • Samara Grativol Neves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Livros Didáticos. História das Disciplinas Escolares.

Resumo

O trabalho objetiva analisar como as questões ambientais são abordadas nos livros didáticos utilizados na região de Dourados no Estado de Mato Grosso do Sul entre 1979 e 2002, contribuindo assim para a história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) na região. Foram selecionadas vinte obras de quatro disciplinas diferentes: Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, sendo cinco títulos de cada disciplina. As metodologias utilizadas foram a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e a Amostragem (VIEIRA, 2008). Com os resultados da pesquisa, podemos perceber que a discussão sobre as questões ambientais nos livros didáticos são mais frequentes hoje que em tempos anteriores, porém, o tema não foi abordado de forma crescente, ou seja, a questão ambiental não apresentou um crescimento gradual a cada década nos livros analisados. Concluímos que a educação ambiental é apresentada nos livros didáticos de forma aleatória durante o período investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Grativol Neves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Aluna especial do programa de pós-graduação em educação-UFGD.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Neves, S. G. (2014). Educação ambiental nos livros didáticos: região da grande Dourados-MS (1979-2002). Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 79–94. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2719

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo