Chamada de Artigos

Dossie Temático: A institucionalização da EAD nas instituições de ensino superior públicas do Brasil. 

O presente Dossiê versa sobre a institucionalização da EAD nas instituições de ensino superior públicas do Brasil e as respectivas reverberações nas vertentes das políticas educacionais, nos aspectos inerentes ao planejamento, com ênfase na gestão e uso das tecnologias, sobretudo, as digitais no suporte à mediação do ensino e aprendizagem. Desse modo, esta proposta incorpora temáticas que se relacionam à gestão e institucionalização da EaD; formação de professores da EAD e suas implicações institucionais; orçamentos públicos e seus impactos na institucionalização da EAD; articulação entre Polos  e as instituições de ensino superior públicas para o fortalecimento da EAD e, ainda, a aplicação das tecnologias digitais como suporte institucional à EAD.

Docentes Responsáveis

Dra. Andreia Vicência V. Alves e 

Dra. Elizabeth Matos Rocha

 

Dossiê: “A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios”

 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto documento normativo, apresenta um direcionamento para os currículos escolares da educação nacional, assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e busca compreender os conhecimentos, as habilidades e competências necessárias para a aprendizagem dos estudantes ao longo da sua formação na educação básica.

Diante da sua homologação em 2018, os pesquisadores de variadas áreas de conhecimento buscaram integrá-la como documento formativo para que em todos os níveis e modalidades da educação fosse possível a sua compreensão, implementação e uma prática efetiva para o ambiente educacional. Porém, por se tratar de um documento recente, muito ainda há para se discutir e vivenciar quanto aos desafios daqueles que educam futuros professores, que estão em sala de aula com estudantes na educação básica, assim como daqueles que orientam e apoiam as formações pedagógicas continuadas docentes.

O propósito deste dossiê é trazer à luz como professores-pesquisadores estão trabalhando, estudando e fazendo pesquisas acadêmicas no Brasil. Para além desta visão, a proposta busca contribuir com os indicadores educacionais e discutir aspectos importantes dos arcabouços teórico-práticos que possam guiar o processo de ensino e aprendizagem com discussões, fundamentações, experiências e desafios com o viés de subsidiar as atividades comuns explícitas enquanto fundamentos e metodologias e/ou no que tange a formação de professores em educação em ciências (e até conjuntamente) para melhorar as investigações sobre as pesquisas acerca da BNCC e suas implicações no ensino de ciências da natureza no Brasil.

Submissão até 15 de novembro de 2019 
1º semestre de 2020 - publicação do dossiê
 
Docentes Responsáveis
Prof. Graciella Watanabe (UFABC)
Prof. Sebastião Rodrigues-Moura (IFPA)