Romances Urbanos: A representação da mulher na literatura brasileira do século XIX a partir de uma análise das obras Memórias de Um Sargento de Milícias (1854) e Senhora (1875)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7970

Palavras-chave:

Mulher. Representação. Literatura Oitocentista.

Resumo

Em linhas gerais o presente trabalho busca analisar a representação da/s mulher/es através da leitura e análise das obras: Senhora (1875) do literato cearense José de Alencar (1829-1877) e Memórias de um Sargento de Milícias (1854) de Manuel Antônio de Almeida (1831-1861). Ambas as obras seguem o estilo literário Romances Urbanos, subgênero do romantismo oitocentista do século XIX. O palco destes enredos foi a capital do Império, a cidade do Rio de Janeiro; e entre suas principais características se destacam as relações sociais estabelecidas entre os indivíduos lá residentes, além de uma série de críticas aos costumes e à moralidade das classes mais abastadas bem como das classes mais pobres presentes na capital.

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Biografia do Autor

Bruno César Pereira, Universidade do Centro-oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduando em História pela Universidade do Centro-oeste do Paraná - UNICENTRO, pesquisador do Núcleo de História da Violência - NUHVI -  e bolsista pelo Centro de Documentação e Memória de Irati - CEDOC/I (2015-2017)

Ana Maria Rufino Gillies, Universidade do Centro-oeste do Paraná - UNICENTRO

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - atualmente professora adjunta do departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

Pereira, B. C., & Gillies, A. M. R. (2018). Romances Urbanos: A representação da mulher na literatura brasileira do século XIX a partir de uma análise das obras Memórias de Um Sargento de Milícias (1854) e Senhora (1875). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(23), 137–160. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7970