Cinema novo e sua relação com o Modernismo literário: reflexões sobre aspectos similares

Autores

  • Julierme Morais Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7337

Palavras-chave:

Cinema novo. Modernismo literário. Aspectos similares.

Resumo

No presente artigo visamos problematizar a relação entre os movimentos culturais brasileiros do Cinema Novo e do Modernismo literário, buscando demonstrar como o movimento cinematográfico potencializado nos anos de 1960 possui alguns aspectos similares ao movimento literário iniciado oficialmente na Semana de Arte Moderna de 1922. Para tanto, abordamos dois aspectos fundamentais. A saber: a adoção das conquistas artísticas de vanguarda, acompanhada da desintegração da linguagem artística tradicional, e a busca da “legítima” expressão artística nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julierme Morais, Universidade Estadual de Goiás

É doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e bolsista CAPES/Demanda Social; mestre em Letras pela mesma universidade e graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, é professor de Literatura e Artes no Centro Educacional Luiz Quareli. É integrante da Linha de Pesquisa Fronteira, Identidades e Representações, além de ser editor da Revista História em Reflexão, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Morais, J. (2017). Cinema novo e sua relação com o Modernismo literário: reflexões sobre aspectos similares. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 11(21), 80–91. https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7337