Tutela, chefia e poder: uma análise da política indigenista do serviço de proteção aos índios através da atuação de Francisco Vieira no posto indígena Nonoai (RS) - (1941-1956)

Autores

  • Sandor Fernando Bringmann

Palavras-chave:

Chefe de Posto. Políticas Indigenistas. Francisco Vieira.

Resumo

Representantes locais de um poder estabelecido para classificar, controlar, qualificar e integrar as populações indígenas às sociedades e às economias regionais, os chefes de Posto eram os responsáveis pela aplicação das orientações e encaminhamentos do Serviço de Proteção aos Índios nos Postos Indígenas espalhados pelo território brasileiro. No presente artigo, busca-se destacar a atuação indigenista de Francisco José Vieira dos Santos (Francisco Vieira) no contexto do Posto Indígena Nonoai (RS), refletindo sobre a forma com que o mesmo buscava se construir enquanto símbolo de um poder estabelecido para controlar e vigiar e, ao mesmo tempo, identificar como os indígenas (Kaingang), através de suas memórias, reconstroem o tutor e suas táticas de poder tutelar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Bringmann, S. F. (2016). Tutela, chefia e poder: uma análise da política indigenista do serviço de proteção aos índios através da atuação de Francisco Vieira no posto indígena Nonoai (RS) - (1941-1956). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 9(18). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/4817